Laimons

Laimons

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Os 3 “As” que podem fazer a diferença na sua vida em 2011.



Introdução:
Estamos no início de um novo ano. Certamente você deve ter objetivos para 2011. Talvez alguns novos pensamentos ou quem sabe alguma coisa que em 2010 não foi possível realizar.
Normalmente as pessoas tem vários planos para o ano seguinte, alguns dos que eu já ouvi: em 2011 vou dedicar mais tempo à família, em 2011 investirei mais em meus estudos, em 2011 quero progredir profissionalmente, em 2011 vou me empenhar mais na causa divina, etc.
Planos sempre vem e vão. Algumas vezes são realizados, outras vezes não. Alguns são realizados porque Deus nos concede oportunidades e nós a aproveitamos, outros não são realizados porque nos acomodamos. Alguns de nossos planos podem ser frustados por Deus, porque não eram os melhores para nós.
O Eclesiastes, como um todo, nos convida a cada versículo a pensarmos sobre a vida, os planos e o modo como a vivemos. Vamos nos concentrar nos 3 “As” que o capítulo 11 nos traz para praticarmos durante todo o ano de 2011.

Amor (v. 1-3)
11:1 LANÇA o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.
11:2 Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra.
11:3 Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará.

A Palavra de Deus nos ensina em I João 4:8 que devemos amar uns aos outros porque Deus é amor. Além disso, Jesus, resumiu os 10 mandamentos em 2: amar a Deus e amar ao próximo.
Percebam que a Bíblia toda nos fala de um Deus de amor, que por toda a História buscou demonstrar este amor em forma prática a toda a criatura.
Se já entendemos o amor de Deus e declaramos por meio de nossas palavras que O amamos , é nosso dever amar ao nosso próximo.
Amar ao próximo é repartir o que você tem e às vezes até o que você não tem. É repartir o pão, a atenção, um abraço ou até mesmo um sorriso.
Amar ao próximo é não adiar a ajuda quando se pode ajudar no momento. Amar ao próximo é socorrer a tempo, porque muitas vezes a demora em nossa ajuda pode causar danos irreparáveis.
Amar ao próximo é deixar de lado o egoísmo e a vanglória e não pensar duas vezes se tal atitude lhe trará recompensas ou glórias terrenas. Lembram-se do episódio em que Jesus curou os 10 leprosos? (Lc 17:11-19) Somente um voltou para agradecer.
Lance o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás – tal recompensa vem das mãos de Deus, no tempo certo e da maneira correta.
Que 2011 seja o ano de você demonstrar AMOR!

Ação (v. 4-6)

11:4 Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.
11:5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.
11:6 Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.

É importante termos consciência de que Deus espera que nós tenhamos atitude. Ele é dono dos céus e da terra e tem poder inestimável e infinito, porém, percebam que praticamente em todos os milagres Ele solicita participação humana. Vamos citar alguns: transformou a água em vinho, mas pediu pra alguém encher as jarras; multiplicou os pães e peixes, mas foi preciso que uma criança trouxesse a cestinha com o lanche; abriu o mar Vermelho, mas foi necessário que Moisés tocasse as águas com a vara, etc.
Certamente você tem planos para este ano e talvez até já os tenha apresentado diante de Deus, em oração. Mas, saiba que Deus move céus e terra por aquilo que você não pode fazer, mas, naquilo que depende de sua atitude, Ele não moverá nenhuma palha.
Ele não te dará um emprego se você sequer olha os anúncios, ele não te dará uma promoção no trabalho, se você é aquele funcionário que vive se atrasando e fazendo as atividades com desleixo, ele não te dará êxito nos estudos se você sequer abre os livros para estudar ou vive faltando às aulas...
Não adianta ficar só olhando o tempo correr ou ficar pensando no que pode dar errado (olhar o vento e as nuvens). Se ficar desta maneira, nunca irá semear e por conseqüência, jamais irá colher o fruto almejado.
Já repararam que o acomodado sempre tem desculpas para tudo? Não vou sair de casa hoje porque pode chover, não sairei amanhã porque pode fazer muito sol, etc.
O v.6 nos adverte a não cairmos na zona de conforto e jamais pararmos de semear. Tal advertência é oportuna porque nem todas as sementes podem prosperar da mesma maneira. Muitas vezes há situações que nos pegam de surpresa e se estamos na zona de conforto, podemos ser facilmente abalados.
Sugiro que você pense em seus planos para 2011 com calma. Escreva-os numa folha de papel e ao lado de cada um pense e escreva qual deve ser sua ação para que cada um deles seja concretizado. Coloque todos os seus planos para 2011 nas mãos de Deus e peça para Ele lhe dar sabedoria e ânimo para que em 2011 seja um ano em que você tenha AÇÃO!

Alegria (7-10)
11:7 Certamente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol.
11:8 Porém, se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade.
11:9 Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.
11:10 Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.

O Eclesiastes nos convida a nos alegrarmos, porém sempre lembrando de que a verdadeira alegria é aquela que tem origem em Deus, porque esta é eterna. A alegria que tem origem em Deus não contradiz Seus mandamentos e nem faz mal ao próximo. A alegria que tem origem em Deus não traz desgosto nem dor. A alegria que tem origem em Deus se multiplica!
Deus, a todo o momento, nos dá motivos para nos alegrarmos:  é muito bom desfrutarmos desta estação de verão e logo cedo já vermos o sol, aproveitar merecidas férias, descansar após 1 ano de trabalho intenso, conhecer lugares diferentes, passar um fim de semana em companhia da família e dos amigos queridos, compartilhar uma gostosa refeição, ouvir uma boa música, etc.
Busque a cada manhã de 2011 encontrar um motivo para se alegrar e até mesmo naqueles momentos em que as lágrimas insistirem tomar conta do seu viver, lembre-se de que a alegria vem pela manhã.
Que a sua motivação em 2011 seja Deus e que este seja para você um ano cheio de ALEGRIA.

Conclusão:
Amor, ação e alegria – são os 3 “As” que podem fazer a diferença na sua vida em 2011.
Pense com atenção em cada uma destas palavras e busque torná-las mais que meros conceitos na sua vida. Que sejam uma realidade.
Há 2 dias que você não pode viver: o ontem – porque já é passado e o amanhã - porque ainda não foi revelado. Então, aproveite para viver HOJE!
Não espere o amanhã para demonstrar AMOR ao próximo e nem deixe o tempo passar para que depois você fique pensando no bem que você não fez.
Não espere o amanhã para AGIR. Lembre-se que você pode chegar ao fim da vida sem ter conquistado os seus sonhos pelo simples fato de ter se acomodado.
Não espere o amanhã para se ALEGRAR. Aproveite os momentos que Deus te deu, a sua saúde, a sua família, as oportunidades de divertimento sadio. Lembre-se em todos os momentos do Seu Criador!
Amor, Ação e Alegria em Deus é o meu desejo para você em 2011.
                                  
                         Por: Joice Mota - http://joicemota.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário